Uma bebê de um ano foi encontrada sem vida dentro de um balde com água na casa em que morava com a família, na Vila Padre Mário, na cidade de Barras (PI), no domingo (6). Ainda não se sabe as circunstâncias do acidente.
A família acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas ao chegar a equipe constatou que a criança já não tinha mais sinais vitais.
“Ao chegar ao local, foi constatado a veracidade do fato, encontrando a criança, já sem vida, dentro de um balde cheio de água, com os pés para cima”, informou o 30º Batalhão de Polícia Militar do Piauí.
Os moradores da residência, incluindo a mãe e vó da bebê, foram encaminhados a Delegacia de Barras para prestarem depoimentos sobre a ocorrência.
O Conselho Tutelar de Barras divulgou uma nota de esclarecimento sobre o ocorrido, informando que “todas as medidas necessárias já foram adotadas” e que o Ministério Público também foi comunicado sobre o falecimento da criança. Veja nota ao final.
ABANDONO DE INCAPAZ
As equipes da Delegacia Seccional de Barras investiga o caso e, segundo as informações já apuradas, a situação aponta para o crime de “abandono de incapaz com resultado morte”.
Conforme o delegado Pablo Nogueira, “as investigações indicam que a mãe saiu por volta das 21h do domingo (6) para uma festa, deixando a menor sob supervisão do irmão adolescente”.
“O adolescente distraído não percebeu quando a criança saiu do cômodo. Pouco tempo depois, a avó encontrou o corpo da criança já sem vida no balde no banheiro da casa”, disse o delegado.
A informação apurada pela Polícia Civil contradiz a relatada pelos familiares inicialmente aos policiais militares. No relatório da Polícia Militar, a mãe da bebê estava se arrumando para sair de casa com o namorado, ou seja, ela ainda estaria na casa quando a criança foi encontrada no balde.
Diante dos fatos, segundo o delegado, “a mãe agiu com negligência ao deixar o seu filho sem a supervisão adequada”. A princípio, a conduta se aplica em abandono de incapaz com resultado morte.
Leia a nota na íntegra
O CONSELHO TUTELAR DE BARRAS, vem por meio desta nota, esclarecer os fatos do caso ocorrido no último final de semana, caso este que envolve uma criança menor de 2 anos de idade.
Por esta razão, bem como pela complexidade dos fatos, e visando proteger a imagem da criança e da família, todos os procedimentos investigatórios são sigilosos.Todas as medidas necessárias já foram adotadas, o Conselho Tutelar informou o ocorrido ao Ministério Público ainda no domingo à noite, tendo sido orientado a procurar a Delegacia de Polícia Civil de Barras, que, por sua vez, já adotou todos os procedimentos que o caso requer.
Pedimos que não compartilhem fotos da criança já sem vida, pois já é de conhecimento do Conselho Tutelar que tal foto tem circulado em grupos de WhatsApp da cidade.
BARRAS, 09/10/2024
Mín. 21° Máx. 40°