21°C 39°C
Teresina, PI
Publicidade

Estudantes Seduc conquistam 205 medalhas na Olimpíada Científica de Língua Portuguesa do Piauí

Além da premiação em medalhas, os estudantes e professores irão receber bolsa de Iniciação Científica Júnior, do Conselho Nacional de Desenvolvimen...

Por: Redação Fala Piauí Fonte: Secom Piauí
22/10/2024 às 21h47
Estudantes Seduc conquistam 205 medalhas na Olimpíada Científica de Língua Portuguesa do Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Os Estudantes e Professores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) conquistaram 205 medalhas na Olimpíada Científica de Língua Portuguesa do Piauí (OCLIPI). A premiação ocorreu durante o I Congresso Nacional de Letramentos – COLES, realizado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Teresina, entre os dias 16 e 18 de outubro.

Continua após a publicidade

A Olimpíada premiou a produção científica de 43 equipes, cada uma composta por um professor orientador de Língua Portuguesa e quatro estudantes,  de escolas das redes estadual e municipal, nas turmas do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Ao todo, a competição premiou 5 equipes com Ouros, 18 equipes com Pratas e 20 equipes com Bronzes.

Continua após a publicidade

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A OCLIPI é realizada pela Seduc, por meio da SEDUC Olímpica, com financiamento do CNPQ/Ministério da Ciência, Inovação e Tecnologia, com proposta aprovada na Chamada Pública nº 03/2023. O projeto é de autoria da Profa. Dra. Shirlei Marly Alves, coordenadora do Projeto Recomposição da Aprendizagem. O objetivo é incentivar, na educação básica, o ensino de língua portuguesa orientado pela pesquisa científica e promover o letramento científico de estudantes e professores, com exploração de aspectos das culturas locais.

Continua após a publicidade

O Secretário Washington Bandeira destaca o incentivo à pesquisa acadêmica nas Escolas Seduc. "São 205 medalhas conquistadas pelos nossos estudantes e professores em uma Olimpíada que cria o interesse pela pesquisa científica ainda no Ensino Básico. Foi um momento oportuno para eles vivenciarem um ambiente de troca de conhecimentos com importantes pesquisadores da academia”, disse o Secretário.

As equipes expuseram os resultados das suas pesquisas científicas da área de Letras com o tema “Dizeres e saberes do nosso povo”, em formato de pôster no Congresso.

A história de Agricolândia rendeu Ouro para a equipe do CETI João Ferry formada pela professora Maria Cleonilda de Oliveira e os estudantes Júlia Sousa, Lorrayne Vieira, Carlos Daniel Pereira e Daniel Lopes. Os alunos produziram a pesquisa “Linguagem figurativa no cultivo de arroz em Agricolândia: Uma análise sociocultural e linguística”.

“Minha experiência na Olimpíada foi única, por levar minha cultura, que não é muito conhecida, a várias pessoas por meio da pesquisa acadêmica”, ressaltou o aluno Daniel Lopes.

O caráter inclusivo da Olimpíada assegurou a participação de Carlos Daniel Ferreira Pereira, estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que expôs sua pesquisa. “Fiquei nervoso, mas consegui conversar com as pessoas que deram as notas. Foi muito bom participar desse evento, pois eu tive a oportunidade de aprender mais e conhecer outras pesquisas”, disse o jovem.

Outra escola Seduc premiada com o Ouro foi a equipe CETI Professor Ubiraci Carvalho, do município de São João da Serra. As alunas Joseane Vieira, Karina da Silva, Yaíza Lopes e Flávia Cavalcante, com o professor João Carvalho, apresentaram o texto “Biografia, Memória e Sociedade: Uma leitura do Cordel Biográfico, Pe. Cláudio: O Homem do Povo”, de Antônio Carlos de Almeida, em São João da Serra-PI. A escolha da biografia do pároco Cláudio Lopes de Sousa se deu em virtude de sua importância social e cultural para a história do município.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

"Foi uma experiência incrível participar do Congresso e ainda homenagear a figura do Pe. Claudio ao levar o nome da nossa cidade", disse Karina da Silva. "Participar de um trabalho com tamanha importância para nossa cidade é gratificante", comentou Flavia.

Além da premiação em medalhas, os estudantes e professores irão receber bolsa de Iniciação Científica Júnior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), por um período de 6 meses. A bolsa é destinada à elaboração de um produto pedagógico ou cultural.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias