Sexta, 04 de dezembro de 2020
(86) 99983-4382
Redenção do Gurguéia

Redenção do Gurguéia

Róbson Ferreira Notícias do Município de Redenção do Gurguéia
[email protected]
(86) 99983-4382 (89) 98132-0990
Operação Queimadas

Postada em 07/10/2020 ás 09h54

Publicada por: Róbson Ferreira

Fonte: SEMAR

Secretário de Meio Ambiente de Redenção do Gurguéia participa do lançamento da Operação Queimadas
A Operação Queimadas prevê a realização de Acordos de Cooperação Técnica com os municípios das regiões mais atingidas, incluindo a capacitação e composição de brigadas e ações de fiscalização ambiental.
Secretário de Meio Ambiente de Redenção do Gurguéia participa do lançamento da Operação Queimadas

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) deu início à Operação Queimadas, que visa enfrentar os efeitos negativos das queimadas nos ecossistemas piauienses.  A operação consiste em unir esforços com entidades de diversas competências para colocar em prática estratégias conjuntas. A reunião inaugural de apresentação do projeto aconteceu nesta terça-feira (06), no Centro de Educação Ambiental (CEA) em Teresina.

 A Operação Queimadas prevê a realização de Acordos de Cooperação Técnica com os municípios das regiões mais atingidas, incluindo a capacitação e composição de brigadas e ações de fiscalização ambiental.

“O monitoramento realizado pela fiscalização ambiental é fundamental para o sucesso da operação, já que essas ações de fiscalização podem englobar ações preventivas, de controle e/ou repressivas. Na região do cerrado, por exemplo, grande parte do incêndio é provocada por caçadores que ateiam fogo na vegetação para afugentar a caça ou para favorecer o abate. A fiscalização visa coibir essa prática ilegal”, explica a secretária Sádia Castro.

Os Acordos de Cooperação Técnica envolvem, inicialmente, os municípios de Floriano, Gerumenha, Landri Sales, Porto Alegre, Guadalupe, Antônio Almeida, Sebastião Leal, Bertolínia, Canavieira, São Miguel do Tapuio, Pimenteiras, Curimatá, Buriti dos Montes, Domingos Morão, São João do Piauí, João Costa, Redenção do Gurguéia, São Raimundo Nonato e Tamboril do Piauí.

Outro ponto importante para a Semar é a preservação das Unidades de Conservação (UCs). A APA do Rangel, nos limites de Redenção e Curimatá e a Estação Ecológica Serra Branca, na região da São Raimundo Nonato, são exemplo de UCs localizadas em área de risco de queimadas, sobretudo, a partir do início do segundo semestre, momento em que há alterações nas condições meteorológicas e nos fatores como aumento da temperatura; atuação acentuada de ventos; redução da umidade relativa do ar, em função da baixa precipitação no período e intensa atividade humana com uso do fogo sobre os ambientes.

 “O combate é mais efetivo com todos os órgãos alinhados, unindo esforços, já que todos têm competência relacionada ao problema das queimadas.”, ressalta a Secretária de Meio Ambiente, Sádia Castro.

Já o secretário Municipal de Meio Ambiente de Redenção do Gurguéia Eldio Rocha, que também participou do lançamento do programa, informou a nossa Redação, que o mesmo  solicitou junto a  Semar, mais apoio para a Brigada de Redenção do Gurguéia.

Fala Piauí no Facebook:
imprimir

Veja também

»
Últimas notícias
Últimas municípios
Vídeos
Mais lidas da semana

Facebook

»

Twitter

»

Enquete

»

Nenhuma enquete cadastrada.

Receba notícias do Fala Piauí pelo WhatsApp WhatsApp
© Copyright 2020 - Fala Piauí - Todos os direitos reservados - E-mail: [email protected]
Site desenvolvido pela Lenium