Um criminoso identificado como Wanderson Pereira de Sousa, conhecido como “Nego Wanderson”, 36 anos, foi morto em confronto com a polícia na manhã desta terça-feira (5), na cidade de Regeneração. Wanderson foi morto por policiais do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) após reagir uma ação da polícia que tentava cumprir um mandado de prisão contra o mesmo.
Wanderson tentou fugir se escondendo em uma área de mata. Ao ser localizado, ele entrou em confronto com os policias e acabou sendo alvejado. Wanderson foi neutralizado e com ele foram encontradas duas armas de fogo, sendo um deles um revólver calibre .32, municiado, além de entorpecentes, que foram apreendidos pelos policiais do DRACO. Em Regeneração, a polícia visava o cumprimento de pelo menos dois mandados de prisão dentro da Operação Draco 165, denominada “Operação Disciplina”.
Além de Regeneração, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina, Floriano, São Raimundo Nonato, Piracuruca, Água Branca, Campo Maior, Canto do Buriti, Picos, Altos, Itaueira, Brejo do Piauí e Colônia do Gurguéia.
De acordo com a Polícia Civil, a operação tem como objetivo desarticular o núcleo de lideranças de uma organização criminosa, responsável pelo chamado “Tribunal do Crime”. Segundo o delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, esse tribunal é uma estrutura interna mantida pela facção para julgar tanto membros rivais, quanto integrantes do próprio grupo, impondo punições que frequentemente envolvem tortura e, em casos extremos, execução.
Wanderson é suspeito de ter assassinado um jovem de 22 anos, identificado como Wallyson de Araújo Silva, com um tiro na cabeça, durante uma festa de reggae, no bairro Vila União, em 28 de julho.