A Conmebol decidiu que a final da Copa Libertadores 2024 terá uma tecnologia no VAR usada em ligas como a Premier League. O duelo entre Atlético-MG e Botafogo será no próximo sábado, dia 30, às 17h, no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. As equipes brasileiras chegam em momentos distintos para essa decisão, com o Glorioso líder do Brasileirão após vencer o Palmeiras no Allianz Parque. Por outro lado, o Galo foi derrotado pelo Juventude na última rodada, com o time reserva. A equipe de Gabriel Milito não vence há 10 jogos.
A final da Copa Libertadores 2024 terá impedimento semiautomático. A tecnologia do VAR foi usada na Copa do Mundo do Qatar, em 2022. A primeira aparição dessa ferramenta aconteceu no Mundial de Clubes daquele mesmo ano.
Atualmente o impedimento semiautomático é utilizado em grandes ligas do futebol europeu, como a LaLiga e a Premier League. Na liga inglesa, a tecnologia só passou a ser usada em abril deste ano, após um comunicado que explicava a ferramenta:
“A tecnologia fornecerá posicionamento mais rápido e consistente da linha de impedimento virtual, com base no rastreamento óptico do jogador, e produzirá gráficos de transmissão de alta qualidade para garantir uma experiência aprimorada no estádio e na transmissão para os torcedores”., dizia o comunicado
A arbitragem da final da Copa Libertadores, entre Atlético-MG x Botafogo será comandada por Facundo Tello, árbitro da Argentina. Já no VAR, o comando também será de um argentino, Mauro Vigiliano, que será o responsável pelo árbitro de vídeo.
Equipe completa da arbitragem: Árbitro: Facundo Tello (ARG) Auxiliares: Ezequiel Brailovsky e Gabriel Chade (ARG) Quarto Árbitro: Yael Falcón (ARG) Quinto Árbitro: Cristian Navarro (ARG) VAR: Mauro Vigliano (ARG) Auxiliares do VAR: Christian Lescano, Carlos Orbe e Hernan Mastrangelo (ARG).