A Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Piauí e equipes periciais continuam investigando as causas do tombamento de um ônibus na madrugada desta terça-feira (07), que deixou ao menos sete pessoas mortas e 15 feridas. O acidente ocorreu em um trecho da BR-135, entre as cidades de São Gonçalo e Corrente, no sul do estado. A principal hipótese é que um defeito mecânico no veículo tenha provocado o sinistro.
À TV Antena 10, o inspetor Alexsandro Lima explicou que as informações preliminares indicam que a barra de direção do veículo possivelmente se rompeu, ocasionando a perda de controle pelo condutor e, em seguida, o tombamento. A PRF permanece no local realizando levantamentos para apurar os fatos.
“De acordo com dados das equipes repassadas no local, bem como a declaração do outro motorista - tendo em vista que este veículo era conduzido por dois motoristas em revezamento - dão conta de que a barra da direção do veículo possivelmente tenha sido rompida. Possivelmente esse motorista que infelizmente perdeu a vida, tenha perdido o controle, vindo a sair da pista e tombar em seguida. Foram 15 vítimas feridas que foram encaminhadas a hospitais de Corrente, de Bom Jesus e Floriano, principalmente as mais graves, devido a uma estrutura melhor; no total foram 7 óbitos e 15 feridos. A PRF ainda está no local realizando trabalhos de levantamentos para saber a dinâmica real do sinistro, bem como identificar a quantidade de passageiros ao todo, bem como a identificação das vítimas”, disse.
Outra informação importante levantada pelas equipes é que o ônibus já havia se envolvido em outro acidente anteriormente. A investigação apurará a possível relação entre o sinistro anterior e o ocorrido na madrugada. Entre os feridos, estão sete mulheres, com idades entre 8 e 55 anos, e oito homens, com idades entre 7 e 62 anos. No total, 22 pessoas ocupavam o veículo, que saiu de Tianguá (CE) com destino a São Paulo.
“Este veículo foi fiscalizado pela PRF cerca de 14 vezes, foi autuado 3 vezes por excesso de velocidade e também este mesmo veículo se envolveu em um outro sinistro em 2020, sofrendo avarias. Nossa equipe de perícia está fazendo os devidos levantamentos para saber se este dano causado neste acidente anterior, poderia ter atingido a barra de direção e consequentemente ter facilitado a ruptura da barra de direção”, completa o inspetor.
Este foi o 2º caso de tombamento de ônibus no estado em menos de 24 horas. Na segunda (06), um outro veículo tombou entre os municípios de Alto Longá e Beneditinos.
Ver essa foto no Instagram