22°C 34°C
Teresina, PI
Publicidade

Nível das águas do Rio Parnaíba aumenta mais de 2 metros em Luzilândia e Teresina; veja cotas

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), instituição que monitora rios federais, informou nesta terça-feira (21) que o rio Parnaíba, no trecho das cidades de Luzilândia e Teresina, aumentou em mais de 2 metros.

Por: Redação Fala Piauí Fonte: Cidade Verde
21/01/2025 às 19h16
Nível das águas do Rio Parnaíba aumenta mais de 2 metros em Luzilândia e Teresina; veja cotas
reprodução

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), instituição que monitora rios federais, informou nesta terça-feira (21) que o rio Parnaíba, no trecho das cidades de Luzilândia e Teresina, aumentou em mais de 2 metros. Nenhum rio monitorado pela companhia ainda se encontra em estado de atenção. Com a abertura das comportas em Boa Esperança, é esperado um aumento no rio Parnaíba de hoje para amanhã. 

Continua após a publicidade

Devido o período chuvoso, os rios estão sendo monitorados para evitar risco de alagamentos e inundações.

Continua após a publicidade

Em Luzilândia, o rio Parnaíba há cerca de 10 dias estava com 1,32m e hoje chegou a 3,73m. Em Teresina, era 1,98m e está 4,20m.

Para o CPRM, os rios estão com volume dentro do esperado. O rio Marataoan, que passa pela cidade de Barras, estava 1,37m e hoje aumentou para 1,82m.

Continua após a publicidade

O rio Longá, que é um afluente do rio Parnaíba, foi o que menos elevou, passou de 2,09m para 2,45m. 

No rio Poti, em Teresina, a elevação foi de 2,73m para 3,77m. Em Floriano, o rio Parnaíba aumentou de 3,82m para 5,33m. 

Sara Cardoso, climatologista e coordenadora da Sala de Situação da Semarh (Secretaria Estadual de Meio Ambiente), disse que há previsão de chuvas para os próximos sete dias, com concentração maior no Centro/Norte. 

“A Semarh lançou na sexta-feira que nós teríamos esses acumulados até por volta do dia 23. Ontem, fizemos uma nova previsão junto a metrologia do Inmet e a metrologia do Maranhão e observamos que mais uma semana de chuva em virtude da ZCIT (Unidade de Convergência Intertropical) que vai descer mais uma vez”, disse Sara Cardoso. 

Veja as cotas de Atenção/Alerta/Inundações dos rios:

Marataoan

Atenção -  3,5m
Alerta - 3,9m
Inundação- 4,2m

Longá em Esperantina

Atenção - 5,4m
Alerta - 6,4m 
Inundação - 7,4m

Luzilândia

Atenção - 4,0m
Alerta - 5,0m
Inundação - 5,7m

Teresina (rio Parnaíba)

Atenção - 4,90m
Alerta - 5,5m
Inundação - 6,87m

Teresina (rio Poty)

Atenção - 8,0m
Alerta - 9,0m
Inundação - 10,0m

Floriano

Atenção - 5,50m
Alerta - 6,8m
Inundação - 8,98m

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias