Segunda, 08 de março de 2021
(86) 99983-4382
Picos

Picos

Jucelma Sales Notícias do município de Picos
[email protected]
(89) 9 9920-1357
Febre aftosa

Postada em 30/11/2020 ás 09h12

Publicada por: Jucelma Sales

Campanha de vacinação contra febre aftosa segue até 15 de dezembro
Após o período de aplicação da vacina, os criadores terão até 10 de janeiro de 2021 para realizar a certificação.
Campanha de vacinação contra febre aftosa segue até 15 de dezembro

Foto: Reprodução

A segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa no Piauí iniciou dia 03 de novembro e segue até dia 15 de dezembro de 2020.

Após o período de aplicação da vacina, os criadores terão até 10 de janeiro de 2021 para realizar a certificação no escritório da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) em Picos ou através do WhatsApp.

O  fiscal agropecuário da Adapi de Picos, Francisco Esdra , afirma que a vacinação é obrigatória, sendo amparadas por leis federais e estaduais.

"O Produtor que detenha de animais bovinos e bubalinos na sua propriedade ele é obrigatório por lei fazer essa comprovações junto aos órgão de defesa agropecuária.  No caso do produtor deixar de comparecer e informar seu criatório do gado da propriedade e não vacinar, ele está apto a receber multas. Para que o produtor evite essa penalidade e outras implicações ele compre a vacina nas vendas autorizadas aqui na cidade de Picos. Lembrando que tem cinco revendas registradas com o estoque de vacinas suficientes", disse Francisco Esdra . 

O médico veterinário da Adapi de Picos, Edilton Pedro, frisa que apenas os animais de 0 à 2 tem que ser vacinados. Porém,  os criadores deve declarar todos os animais adultos.

"Os animais adultos não são necessários vacinar, mais o criador tem que fazer o comparecimento . Eles deve fazer o contado com os servidores da Adapi para está fazendo o comparecimento e declarar que tem aqueles animais adultos, e a gente faz essa certificação que eles tornam um criador adimplente ou seja pode vender esses animais para outro criador ou para fora do estado e, assim ele está apto a vender os animais", afirmou Edilton Pedro.

De acordo com Edilton Pedro, é importante fazer a compra da vacina, aplicar e certificar o seu rebanho para que o estado do Piauí atinja a meta que é no mínimo 90% do rebanho vacinado.

"Fazendo isso nós passarmos logo, logo nas próximas campanhas livre de febre aftosa sem vacinação.  Então o Piauí almeja chegar logo no nosso estado para que possa vender o seu rebanho para outros estados e até quem sabe vender para fora do país!, frisou Edilton Pedro

Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) em Picos  fica localizada no Piauí Shopping Center.

Contatos de WhatsApp

 (89)9 9929-3274 (Edilton Pedro) ou  (89) 9984-3147 (Francisco Esdra)

Fala Piauí no Facebook:
imprimir

Veja também

»
Últimas notícias
Últimas municípios
Vídeos
Mais lidas da semana

Facebook

»

Twitter

»

Enquete

»

Nenhuma enquete cadastrada.

Receba notícias do Fala Piauí pelo WhatsApp WhatsApp
© Copyright 2021 - Fala Piauí - Todos os direitos reservados - E-mail: [email protected]
Site desenvolvido pela Lenium