A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI), deflagrou, na manhã desta terça-feira (11), a Operação Rolezinho, visando combater a prática ilegal de direção perigosa, conhecida como “grau”. As ações ocorreram simultaneamente nas cidades de Palmeirais e Amarante.
O objetivo é reprimir crimes de direção perigosa em eventos clandestinos, como "Rolezinhos" e "Encontros do Grau", e coibir sua incitação nas redes sociais.
O superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Matheus Zanatta, frisou que a exclusão dos perfis em redes sociais visa interromper a disseminação de conteúdos que incentivam a prática dos crimes e a realização de apostas ilegais. A solicitação foi enviada à Meta Platforms, Inc. (Facebook e Instagram).
Segundo a SSP, um dos alvos da operação já havia sido preso em flagrante em dezembro de 2024, por participar de corrida, disputa ou competição automobilística, conhecida popularmente como “racha” ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor.
“A reiteração delitiva do investigado reforça a necessidade de medidas repressivas e cautelares para impedir a continuidade dessas condutas que colocam em risco a ordem pública e a segurança da coletividade. Vale ressaltar, que os alvos não apenas realizavam manobras perigosas em vias públicas, mas também estavam ligados a crimes como associação criminosa, adulteração de sinal de veículo automotor, apologia ao crime e perturbação do sossego alheio”
Na última quinta-feira (6), a SSP divulgou os dados referentes a operação "Rolezinho ", que resultou no comprimento de 450 procedimentos judiciais em 12 cidades do Piauí. A ação iniciou em setembro de 2024 em quatro municípios do estado, e se expandiu.
A SSP frisou que essas práticas, consideradas ilegais, representam risco à segurança de motoristas, pedestres e à ordem pública.
Ver essa foto no Instagram