O Barcelona está de luto. O médico do clube, Carles Miñarro García, morreu no último sábado (8), poucas horas antes da equipe enfrentar o Osasuna, pelo Campeonato Espanhol. A partida, que seria válida pela 27ª rodada da La Liga, foi adiada em respeito ao profissional.
Miñarro tinha 53 anos, era casado e deixou dois filhos. Segundo o jornal Mundo Deportivo, ele sofreu um infarto enquanto estava no hotel Gran Meliá Torre Melina, onde a delegação do Barça se hospedava antes da partida.
Especialista em medicina esportiva, Miñarro estava no Barcelona desde 2017. Ele começou na equipe de futsal, mas nesta temporada passou a integrar o departamento médico do time de futebol de campo, após uma reformulação interna.
Era considerado o número dois na hierarquia do setor, ficando atrás apenas de Ricard Pruna, médico-chefe do clube. Antes de chegar ao Barça, trabalhou no Terrassa FC, no CE Sabadell e no Centre d'Alt Rendiment de Sant Cugat, uma unidade de prevenção e assistência esportiva em Barcelona.
Miñarro também ficou conhecido recentemente por sua atuação em um jogo contra o Alavés, em fevereiro. Após um choque de cabeça, o jovem meio-campista Gavi perdeu a consciência. Miñarro entrou em campo, avaliou o jogador e decidiu substituí-lo, mesmo contra a vontade do atleta.
O Barcelona confirmou a morte de Miñarro minutos antes do jogo contra o Osasuna, que foi adiado. Em comunicado, o clube lamentou a perda e prestou condolências à família e amigos do médico.
"O Barcelona lamenta informar o falecimento do Dr. Carles Miñarro García, da equipe principal. Por este motivo, a partida entre Barcelona e Osasuna foi adiada para uma data futura. O clube presta suas condolências à família e amigos neste momento difícil."
A diretoria, jogadores e membros da comissão técnica ficaram abalados com a notícia. O clube ainda não divulgou informações sobre homenagens oficiais ao profissional.