O São Paulo ameaçou não escalar seus principais jogadores no Campeonato Paulista de 2026, em protesto contra a arbitragem no clássico contra o Palmeiras, na semifinal da última segunda-feira.
Na terça-feira, o Tricolor enviou um ofício à Federação Paulista de Futebol solicitando a exclusão do árbitro Flávio Rodrigues de Souza do quadro de árbitros da FPF e afirmou que avaliará sua postura em relação à competição, cogitando não utilizar força máxima.
As principais reclamações do São Paulo no ofício são em relação à arbitragem, ao VAR e à Federação Paulista de Futebol. O clube também expressou incômodo com uma declaração de Reinaldo Carneiro Bastos, que, em entrevista coletiva nesta terça-feira, afirmou que o goleiro Rafael poderia ter evitado o pênalti sofrido por Vitor Roque "se tivesse chutado a bola para a frente".
As reclamações do São Paulo vão além do lance do pênalti. No ofício, o Tricolor critica a postura da arbitragem durante o clássico e a marcação de outras faltas, lembrando que Flávio Rodrigues de Souza havia sido afastado pela CBF em 2024 após um erro na partida entre Vitória e Fluminense, pelo Brasileirão. Na ocasião, ele ficou quatro rodadas sem apitar jogos.
Na visão do São Paulo, a Federação Paulista de Futebol se omitiu em relação ao episódio do clássico da última segunda-feira. Diante dos acontecimentos da semifinal, o Tricolor cogita não escalar sua equipe principal no Campeonato Paulista de 2026.