A cidade de Teresina amanheceu nesta terça-feira (10) sem coleta de lixo. Cerca de dois mil trabalhadores que atuam na limpeza pública paralisaram as atividades por 24 horas em protesto contra o atraso nos salários, vale-alimentação e vale-transporte referentes ao mês de maio.
A mobilização começou ainda nas primeiras horas da manhã, na garagem da empresa Recicle Aurora, responsável pelo serviço. Os funcionários cruzaram os braços cobrando uma solução imediata para a situação. A paralisação é coordenada pelo Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Piauí (SEEACEP).
“Hoje Teresina amanhece sem coleta de lixo. É uma paralisação temporária, de 24 horas, mas pode ser prorrogada se os pagamentos não forem feitos. O que não dá é para seguir trabalhando com contas atrasadas e sem receber. São dois mil trabalhadores prejudicados”, afirmou o presidente do sindicato, Jonatas Miranda.
A entidade afirma que já notificou a empresa responsável pelo contrato. Enquanto isso, uma troca de responsabilidades se arrasta entre a prestadora de serviço e a Prefeitura de Teresina. Segundo o sindicato, a gestão municipal garante que o pagamento à empresa foi feito, mas a empresa alega não ter recebido os repasses.
A reportagem do MeioNews.com entrou em contato com a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB) e aguarda retorno.
“Pedimos desculpas à população de Teresina, mas esse é o único caminho diante da falta de compromisso com os trabalhadores”, disse Jonatas, ao lado de dezenas de coletores mobilizados.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram