A ponte de madeira na BR-222, na cidade de Piripiri (PI), está parcialmente interditada “em virtude da possibilidade de desmoronamento em face de chuvas intensas”. A informação foi divulgada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã desta quarta-feira (2). Em abril, a ponte chegou a ser coberta por uma forte correnteza.
Interdição parcial da ponte de madeira sobre o riacho de Santa Maria no município de Piripiri/PI, sem congestionamento considerável. Interdição sem previsão de liberação em virtude da possibilidade de desmoronamento em face de chuvas intensas no local. Execução de orientação de trânsito no local pela equipe da PRF da UOP de Piripiri/PI, diz a nota da PRF.
Continua após a publicidade
Em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Piauí (DNIT) afirmou que a ponte está interditada deviudo a "realização de manutenção rotineira" e, além disso, "o projeto executivo de engenharia para a substituição definitiva das pontes de madeira por estruturas em concreto encontra-se em fase de elaboração, com o objetivo de oferecer mais durabilidade e segurança aos usuários".
Em abril, a ponte de madeira foi tomada por um rio, deixando o trecho da rodovia inacessível. Imagens divulgadas à época pela PRF mostram a correnteza invadindo a via.
NOTA DO DNIT
A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Piauí (DNIT/PI) informa que a ponte sobre o riacho Santa Maria, localizada no município de Piripiri, está parcialmente interditada para a realização de manutenção rotineira. Ressaltamos que a estrutura não apresenta riscos e que a interdição é preventiva, visando garantir a segurança dos usuários.
A responsabilidade pela manutenção das cinco pontes de madeira localizadas na BR-222/PI, no trecho entre Piripiri e Batalha, é do 2º Batalhão de Engenharia de Construção (2º BEC), por meio de um Termo de Execução Descentralizado (TED) firmado com o DNIT/PI.
O DNIT/PI informa ainda que o projeto executivo de engenharia para a substituição definitiva das pontes de madeira por estruturas em concreto encontra-se em fase de elaboração, com o objetivo de oferecer mais durabilidade e segurança aos usuários.