Notícias Piauí
Draco deflagra operação contra mulheres envolvidas com facção criminosa no Piauí; VÍDEO!
Estão sendo cumpridos 74 mandados judiciais, sendo 29 de prisão temporária e 45 de busca e apreensão
16/07/2025 13h56 Atualizada há 12 meses
Por: Redação Fala Piauí Fonte: A10+
reprodução

O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (16), a Operação Sintonia Feminina. Os alvos principais são mulheres com forte atuação em facção criminosa atuante na capital. Ao todo 29 pessoas são procuradas, dessas 28 mulheres.

As investigações tiveram início após a prisão em flagrante de L. V. de S., conhecida como “Malévola”, ocorrida em 6 de fevereiro de 2024, na zona Sudeste de Teresina. Na ocasião, ela foi flagrada com entorpecentes, um veículo roubado e vasto material de interesse criminal. A análise detalhada desse conteúdo revelou a existência de uma estrutura criminosa composta por mulheres, com funções bem definidas e atuação coordenada.

Durante as diligências, a Polícia Civil identificou que uma das principais lideranças femininas da organização era companheira de Marcelo Aparecido Brandão, o “Visionário”, criminoso de alta periculosidade, preso anteriormente durante a Operação Draco-117, no município de São Raimundo Nonato. A conexão reforça os vínculos operacionais entre lideranças da facção em atuação no estado.

Conforme a polícia, foram cumpridos 74 mandados judiciais, sendo 29 de prisão temporária e 45 de busca e apreensão, nas cidades de Teresina, Parnaíba, Luís Correia, Oeiras, Picos, Canto do Buriti, Monsenhor Gil, Altos e Campo Maior.

Segundo o delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, a operação chama atenção para o crescente envolvimento de mulheres no crime organizado, muitas exercendo funções de comando, disciplina, logística e comunicação. “Esse fenômeno, já identificado em outras investigações do DRACO, exige respostas qualificadas por parte das forças de segurança”, pontuou.

A operação contou com o apoio da Diretoria de Polícia Especializada, Diretoria de Polícia Metropolitana, Diretoria de Polícia do Interior, Inteligência da SSP, Inteligência da Polícia Civil, Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), CANIL, Polícia Militar (BOPE, BEPI, BOPAER), Guarda Civil Municipal e diversas unidades da Polícia Civil, atuando de forma integrada para o pleno êxito da ação.

Entre os crimes investigados estão:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Plantão Policial Piauí (@plantao.policial.pi)