Foto: Divulgação
A Petrobras elevou o preço do gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha. O novo preço, que teve alta de 6%, passou a valer nessa desta quinta-feira (7), como anunciou a petroleira nesta quarta-feira (5). A partir de segunda-feira, após reajuste, preço gás de cozinha será de R$ 95.00 em Campo Maior.
Em nota, a empresa reiterou que desde novembro de 2019 igualou os preços de GLP para os segmentos residencial e industrial/comercial, e que o produto é vendido pela Petrobras às distribuidoras a granel.
Vale ressaltar que os valores finais disponibilizados variam entre as distribuidoras, pois os ajustes dependem de cada revendedor. Diversos fatores, como impostos, taxas, margem de lucro e custo com a mão de obra, influenciam diretamente na definição do preço do botijão de gás. Também é bom lembrar que há livre concorrência no mercado brasileiro, podendo cada distribuidora definir os seus reajustes. E cabe à população pesquisar os mais econômicos.
Veja mais detalhes do aumento do preço do gásDe acordo com a Petrobras, há a prática da paridade de importação. Ou seja, o valor que a empresa utiliza como referência é formado pelo preço do produto no mercado internacional, somados a isso os custos que os importadores teriam. Por exemplo, frete de navios, taxas portuárias e demais custos internos de transporte. E isso muda dependendo de cada ponto de fornecimento. Além disso, também há influência pela taxa de câmbio.
Por fim, os preços do GLP apresentaram forte alta de 21,9% no ano passado. O avanço aconteceu, principalmente, devido à alta do preço do petróleo no mercado internacional. E isso também contribuiu para esse primeiro aumento de 2021.
Veja também
Candidato de 70 anos do Enem é preso dentro de sala de aula no Piauí
2Covid-19 : Piauí recebe 29.142 doses de Coronavac: veja quem será vacinado logo
3Jovem 'empina pneu de moto', cai e morre em cidade do Piauí
4Polícia deflagra operação e cumpre 15 mandados de prisão em Teresina
5Vítima reage a assalto e é morta a pedradas e facadas no Mocambinho em Teresina
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada.