19°C 37°C
Teresina, PI
Publicidade

Seduckathon: estudantes da rede estadual embarcam dia 8 de agosto para Portugal

Vinte estudantes da rede pública estadual do Piauí embarcam no próximo dia 8 de agosto rumo a Lisboa, em Portugal, para viver uma experiência de fo...

Por: Redação Fala Piauí Fonte: Secom Piauí
29/07/2025 às 13h47
Seduckathon: estudantes da rede estadual embarcam dia 8 de agosto para Portugal
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Vinte estudantes da rede pública estadual do Piauí embarcam no próximo dia 8 de agosto rumo a Lisboa, em Portugal, para viver uma experiência de formação educacional na TUMO, um dos centros de educação criativa mais modernos do mundo. Eles fazem parte da primeira turma do intercâmbio promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI), por meio do Seduckathon.

Continua após a publicidade

Os jovens selecionados são de quatro escolas do interior e da capital e foram premiados após vencerem desafios de inovação realizados em 2025. Junto com quatro professores, eles passarão um mês imersos em trilhas formativas nas áreas de tecnologia, como programação, inteligência artificial, design gráfico, animação, robótica e produção de jogos digitais.

Continua após a publicidade
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Willame Lucas

“Quando ouvi o nome da nossa escola sendo anunciado como vencedor do Seduckathon, fiquei em choque. Nunca imaginei sair do Brasil para estudar em uma escola como essa”, conta Amanda Arrais, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Nossa Senhora do Patrocínio, em Pio IX.

Além da formação técnica, a viagem representa um mergulho cultural. Os estudantes terão contato com a história, a língua e os costumes portugueses. “É um sonho que virou realidade. Quero aprender muito e trazer tudo de volta para aplicar na minha escola e na minha cidade”, diz Amanda.

Continua após a publicidade

A TUMO é um centro internacional com sede na Armênia e unidades em diversas partes do mundo. Em Lisboa, os alunos do Piauí terão acesso a laboratórios de ponta, projetos com mentores internacionais e aulas com foco em inovação, criatividade e autonomia.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Willame Lucas

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca que a iniciativa integra uma política ampla de transformação da rede pública. “Hoje, todas as nossas escolas de Ensino Médio funcionam em tempo integral e já oferecem disciplinas como inteligência artificial, robótica e cursos técnicos como programação e empreendedorismo. O intercâmbio amplia essa formação para o mundo real e globalizado”.

Em 2025, o Seduckathon premiou 130 estudantes e 26 professores com intercâmbios para países como Alemanha, Estados Unidos, China, Coreia do Sul, Singapura, além de Portugual. Os critérios envolveram desempenho acadêmico e participação em competições de tecnologia, inovação e empreendedorismo.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Letícia Santos

Próxima parada: Lisboa

Os primeiros times a embarcar são das escolas: CETI Nossa Senhora do Patrocínio (Pio IX), CETI Orlando Carvalho (Oeiras), CETI Joel Ribeiro (Teresina) e CETI Waldemar de Moura Santos (Caldeirão Grande do Piauí).

O grupo permanece em Portugal até 6 de setembro. Durante o período, os estudantes terão aulas práticas e oficinas em áreas de alta demanda no mercado de trabalho.

“Estamos formando jovens preparados para o mundo. Este programa mostra que é possível oferecer ensino público de excelência e oportunidades com alcance internacional”, afirma o secretário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias