23°C 36°C
Teresina, PI
Publicidade

Sempi reforça rede de proteção e atendimento a mulheres vítimas de violência no Piauí

A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) segue fortalecendo as políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero, com ações voltadas à pr...

Por: Redação Fala Piauí Fonte: Secom Piauí
13/08/2025 às 16h39
Sempi reforça rede de proteção e atendimento a mulheres vítimas de violência no Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) segue fortalecendo as políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero, com ações voltadas à prevenção, acolhimento e garantia de direitos. Um dos principais pilares dessa atuação é a informação: reconhecer os sinais de violência e saber onde buscar ajuda são passos fundamentais para romper o ciclo da violência.

Continua após a publicidade

A violência contra a mulher vai além da agressão física. A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) define cinco formas de violência doméstica e familiar: física, psicológica, sexual, moral e patrimonial. Todas são crimes e devem ser denunciadas.

Continua após a publicidade

“Todas essas formas de violência são consideradas crime. Tem mulheres que sofrem uma delas, mas, infelizmente, também existem muitas que enfrentam várias dessas violências ao mesmo tempo. Por isso, é fundamental que, se você está passando por qualquer uma dessas situações, busque ajuda. Procure apoio, denuncie. Você pode ir até um CRAS, onde vai receber orientação e informação. Pode ir também ao CREAS, que oferece um atendimento mais específico. Se for o caso, procure uma delegacia — qualquer delegacia, hoje, está preparada para registrar denúncias de violência doméstica. Mas se tiver acesso, vá até uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. Aqui no Piauí, por exemplo, todas as cidades-polo dos territórios têm esse tipo de atendimento. O mais importante é não se calar. Procurar apoio é o primeiro passo para compreender a situação e conseguir romper com o ciclo de violência. Você não está sozinha. Tem uma rede pronta pra te acolher e te apoiar”, destaca a diretora de Enfrentamento à Violência da Sempi, Ana Cleide Nascimento.

Além da rede de apoio tradicional, a Sempi mantém o serviço “Ei, mermã, não se cale!”, que leva informações diretamente à população sobre como identificar, reagir e denunciar situações de violência. O canal também recebe denúncias e oferece atendimento com profissionais capacitados para realizar escuta qualificada e encaminhamento para a rede de apoio.

Continua após a publicidade

O Centro de Referência para a Mulher em Situações de Violência Francisca Trindade é outro equipamento fundamental. “O local oferece atendimento psicossocial e jurídico para mulheres em situação de violência doméstica e familiar de todo o estado, além de ser responsável pela formação da rede de atendimento à mulher no Piauí. Nosso papel é acolher, orientar e fortalecer a mulher, não só para que ela possa fazer a denúncia, mas para que esteja fortalecida para romper o ciclo de violência. O Centro existe há 18 anos e hoje funciona na sede da Secretaria das Mulheres do Estado do Piauí, na Av. Petrônio Portela, 1900, bairro Aeroporto. O telefone é (86) 9433-0809, disponível também por WhatsApp, tanto para as mulheres em situação de violência quanto para integrantes da rede que precisem tirar dúvidas”, explica a gerente do Centro de Referência, Joelfa Farias.

Outro ponto estratégico da rede é a Casa da Mulher Brasileira (CMB), localizada na Avenida Roraima, 2563, bairro Aeroporto, zona norte da capital. O espaço reúne, em um só lugar, serviços especializados, como: Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM); Ministério Público; Defensoria Pública; atendimento psicossocial e jurídico; apoio à inserção no mercado de trabalho; emissão de documentos e orientação sobre direitos.

“A Casa da Mulher Brasileira de Teresina funciona com gestão compartilhada entre o Governo do Estado e a Secretaria das Mulheres. Reunimos, em um único espaço, os principais serviços especializados de atendimento à mulher em situação de violência: atendimento psicossocial, alojamento de passagem, brinquedoteca, Defensoria Pública, Delegacia e 2º Juizado. Além disso, contamos com um serviço fundamental, que é a promoção da autonomia econômica, garantindo oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Nosso objetivo é oferecer um atendimento integral, onde a mulher possa ter todas as suas demandas resolvidas — desde o acolhimento psicossocial e a obtenção de medidas protetivas até o encaminhamento para sua independência econômica”, destaca a coordenadora estadual da CMB, Andrea Bastos.

A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, destaca que o Governo do Estado, por meio da Sempi, está comprometido em ampliar e fortalecer os serviços de proteção à mulher em todas as regiões do Piauí. “Hoje, já são cerca de 80 Secretarias Municipais da Mulher no estado. Além disso, todas as delegacias estão aptas a receber denúncias de violência doméstica. Mas o mais importante é: não se cale. Sua vida importa. Busque ajuda. Vamos seguir firmes na construção de um Piauí com feminicídio zero”, afirma.

A Sempi reforça ainda a importância da denúncia por meio do Disque 180, central telefônica gratuita, nacional e confidencial, disponível 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados. O serviço garante orientação e encaminhamento das vítimas para os órgãos competentes.

Confira abaixo os principais pontos de atendimento em Teresina:

Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher – Teresina

  • 1ª DELEGACIA ESPECIALIZADA NO ATENDIMENTO À MULHER DE TERESINA (AISP CENTRO)

Rua Coelho Rodrigues, 760, Centro
E-mail: [email protected]
Delegada: Tânia Gonçalves de Miranda

  • 2ª DELEGACIA ESPECIALIZADA NO ATENDIMENTO À MULHER DE TERESINA (AISP NORTE 1 E AISP NORTE 2)

Av. Roraima, 2563, Aeroporto
E-mail: [email protected]
Delegada: Cláudia Elisa Ribeiro Pinheiro

  • 3ª DELEGACIA ESPECIALIZADA NO ATENDIMENTO À MULHER DE TERESINA (AISP SUL 1 E AISP SUL 2)

Av. Henry Wall de Carvalho, s/n, Saci
Email: [email protected]
Delegada: Eliane Morgado Sanches

  • 4ª DELEGACIA ESPECIALIZADA NO ATENDIMENTO À MULHER DE TERESINA (AISP SUDESTE 1 E AISP SUDESTE 2)

Conj. Dirceu Arcoverde (por trás do 8º DP)
E-mail: [email protected]
Delegada: Alexsandra de Sousa Alves da Silva

  • DELEGACIA ESPECIALIZADA NO ATENDIMENTO À MULHER – UNIDADE CASA DA MULHER BRASILEIRA (AISP LESTE 1 E AISP LESTE 2)

Av. Roraima, 2563, Aeroporto
Delegada: Lucivânia Vidal

  • DELEGACIA ESPECIALIZADA EM FEMINICÍDIO

Av. Pedro Freitas, s/n, bairro Vermelha
E-mail: [email protected]
Delegada: Nathália Sampaio de Figueiredo

  • CENTRAL DE FLAGRANTES DE ATENDIMENTO À MULHER E AOS GRUPOS VULNERÁVEIS DE TERESINA (24h)

Rua Coelho de Resende, s/n, Centro-Sul
Delegada: Roberta Thaís Leitão

A Sempi reitera seu compromisso com a promoção da vida, da dignidade e da segurança das mulheres piauienses. O combate à violência de gênero é um dever coletivo e contínuo.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias