
Uma adolescente de 15 anos foi acusada de furto por uma mulher ainda não identificada quando passeava com os amigos em um shopping de Teresina. A situação foi filmada por amigos da menina e publicada nas redes sociais.
O caso ainda não foi denunciado para a Polícia Civil. Em entrevista ao G1, Jeane Lima, mãe da jovem, disse que pretende buscar justiça. Acusar alguém de um crime que não cometeu pode configurar calúnia e difamação. Os crimes prevem pena de seis meses a dois anos de reclusão e multa. VEJA O VÍDEO
“Eu vou atrás, para que ela pense duas vezes antes de fazer isso com outra pessoa”, disse a mãe.
O caso aconteceu na noite de terça-feira (19). A adolescente Ana Lara Lima, de 15 anos, passeava com um grupo de amigos quando foi abordada pela mulher, que a acusou de ter furtado um celular. “Quando vi ela vindo para cima da gente, eu avisei pras minhas amigas e disse para elas filmarem”, contou Lara.
Depois de acusar a adolescente, a mulher acionou os seguranças, e passou a ofender a jovem com xingamentos diante das pessoas que circulavam pelo shopping. Apesar de estar em um grupo, as acusações foram direcionadas à adolescente. As ofensas foram filmadas pelos amigos de Lara.
O vídeo mostra a mulher fazendo acusações e ofensas contra a adolescente. De braços cruzados, Lara afirma que não roubou o celular, e que a mulher terá que provar as acusações.
“Ela falou que ia chamar a Polícia Militar. Eu respondi: ‘Pode chamar!’, e quando falei isso ela ficou calada. Logo depois ela saiu de lá”, lembrou a adolescente.
A mãe de Lara conta que foi no dia seguinte ao shopping. À mãe, os seguranças contaram que a mulher havia acusado outro grupo de mulheres de furtar o celular antes de começar a acusar Lara. A equipe acompanhou a situação, mas se recusou a abordar os jovens.
“Os seguranças foram muito profissionais, não fizeram nada que ofendesse ela. Disseram que não agem por suspeitas, só com provas, e que ela não tinha prova nenhuma contra ela”, disse a mãe.
A situação deixou a adolescente abalada, e também a mãe. As duas acreditam que a menina foi vítima de racismo, já que era a única pessoa negra do grupo de amigos. VEJA O VÍDEO
“Eu fiquei muito magoada, me senti impotente por isso ter acontecido com ela e eu não estar lá com ela. Eu vou correr atrás dessa história sim, porque ela tratou minha filha como lixo, colocou ela numa situação de risco, de constrangimento. Ela está abalada, desde o dia, e eu também”, disse.