24°C 37°C
Teresina, PI
Publicidade

PRF apreende 37 m³ de madeira serrada irregular durante fiscalização em Picos

Carga apresentava divergências de espécie e volume em relação aos documentos florestais apresentados.

Jucelma Sales
Por: Jucelma Sales Fonte: PRF
24/10/2025 às 09h58
PRF apreende 37 m³ de madeira serrada irregular durante fiscalização em Picos
(Foto: Divulgação/ PRF)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta quarta-feira (22), uma carga de 37 metros cúbicos de madeira serrada transportada de forma irregular na BR-316, no município de Picos (PI). A ação ocorreu por volta das 11h, durante uma fiscalização de rotina voltada à segurança viária e ao combate a crimes ambientais e fiscais.

Continua após a publicidade

Durante a abordagem, os policiais deram ordem de parada a um caminhão que transportava madeira serrada. Ao analisar a documentação apresentada, foram constatadas divergências entre as espécies e o volume declarados nas guias florestais (GF3i) e os verificados na carga.

Continua após a publicidade

Com base em análise técnica e amostras coletadas, a equipe identificou que as madeiras transportadas eram de espécies diferentes das informadas nos documentos florestais, além de apresentarem volume superior ao permitido, ultrapassando em mais de 10% o total declarado de 27 m³ — chegando a 39 m³ medidos.

Diante das irregularidades, foi configurada, em tese, a prática de crime ambiental, conforme o artigo 46 da Lei nº 9.605/1998, que prevê sanções para o transporte e armazenamento de produtos florestais sem licença válida.

Continua após a publicidade

O veículo e toda a carga foram apreendidos e encaminhados ao pátio da PRF em Picos, ficando à disposição do IBAMA para as providências administrativas cabíveis.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias