O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para as regiões Sudeste, Sudoeste, Centro-Norte e Norte do Piauí, com vigência até a manhã de sexta-feira (21). Os avisos indicam possibilidade de fortes precipitações e ventos intensos, que podem causar transtornos à população.
Ao MeioNews, Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, afirmou que o Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres, em colaboração com a Rede Verde-Laranja da Semarh, está monitorando as condições atmosféricas que causaram as chuvas.
O climatologista informou que, inicialmente, o órgão trabalhava com a hipótese de que as precipitações eram resultado de uma frente fria que adentra a região pelo sul da Bahia, instalando-se no sertão piauiense. No entanto, os volumes registrados recentemente, que, em algumas cidades, ultrapassaram os 100 mm acumulados, apontam um fenômeno diferente.
" Isso faz com que o sistema, outrora nomeado de frente fria, possa se qualificar para umas ZCAS, Zona de Convergência do Atlântico Sul. As ZCAS ela é muito conhecida por atuar nesta época provocando chuvas intensas e volumosas", destacou.
A faixa de alerta de perigo começou às 9h desta quinta-feira (20) e se estende até as 10h de amanhã. A previsão indica chuva com acumulados entre 30 e 60 mm/h, ou acumulado diário entre 50 e 100 mm. Além disso, há possibilidade de rajadas de vento entre 60 e 100 km/h.
Segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O aviso de perigo potencial começou às 9h20 desta quinta-feira (20) e também tem previsão de término para as 10h de sexta-feira (21). Os volumes de água podem variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos entre 40 e 60 km/h.
"A chuva é sempre muito bem-vinda. Teresina amanheceu diferente e, neste momento, o nosso Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastre, monitora condições atmosféricas muito favoráveis", finalizou Werton Costa.