22°C 38°C
Teresina, PI
Publicidade

Câmeras do SPIA não serão usadas para aplicação de multas, dizem SSP e prefeitura de Teresina

O objetivo é reforçar o monitoramento com uso de inteligência artificial, através do Sistema de Policiamento por Inteligência Artificial (SPIA), especialmente em escolas, hospitais, praças e áreas de lazer

Por: Redação Fala Piauí Fonte: MN
26/01/2026 às 17h20
Câmeras do SPIA não serão usadas para aplicação de multas, dizem SSP e prefeitura de Teresina
reprodução

A Prefeitura de Teresina e o Governo do Piauí firmaram convênio para compartilhar imagens de câmeras públicas de segurança. O objetivo é reforçar o monitoramento com uso de inteligência artificial, através do Sistema de Policiamento por Inteligência Artificial (SPIA), especialmente em escolas, hospitais, praças e áreas de lazer, sem aplicação de multas pelo sistema. 

Continua após a publicidade

Nos últimos dias, informações disseminadas nas redes sociais estavam apontando que o SPIA seria usado para aplicação de multas de trânsito em Teresina, informação essa desmentida pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP) e pela Prefeitura Municipal de Teresina (PMT).

Continua após a publicidade

A SSP publicou nota informando que o SPIA é uma ferramenta de segurança pública, voltada à proteção da população e à atuação integrada das forças de segurança. "Não existe uso do sistema para aplicação de multas de trânsito", disse.

A PMT também divulgou nota, afirmando que a proposta prevê a integração de sistemas de videomonitoramento já existentes no município, com foco no acompanhamento de situações de risco, na prevenção de ocorrências criminosas e no apoio às ações de segurança, contribuindo para a proteção da população.

Continua após a publicidade

O objetivo da iniciativa não é a aplicação de multas de trânsito, mas sim o aumento da segurança dos cidadãos, além da atuação preventiva e melhoria da resposta do poder público em áreas estratégicas da cidade, em especial no entorno das unidades escolares, disse a PMT.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias