24°C 39°C
Teresina, PI
Publicidade

SEMTAS e CMDPI lançam edital para eleição do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Picos

Entidades da sociedade civil são convocadas para participar do processo eleitoral que definirá a composição do conselho para o biênio 2026–2028.

Jucelma Sales
Por: Jucelma Sales Fonte: SECOM
13/03/2026 às 09h30
SEMTAS e CMDPI lançam edital para eleição do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Picos
Sede da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Foto: Isael Pereira)

A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), lançou o Edital SEMTAS/CMDPI nº 01/2026, que convoca entidades da sociedade civil para participarem do processo eleitoral que definirá a composição do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Picos para o biênio 2026–2028.

Continua após a publicidade

Confira o Edital na íntegra!

Continua após a publicidade

DM_5526_609_Picos_Edital_001-26_Convocacao_pag_411

O edital tem como objetivo regulamentar a eleição das entidades não governamentais que irão representar a sociedade civil no conselho, além de disciplinar a indicação dos representantes governamentais que também compõem o colegiado. A medida segue o que determina a Lei Municipal nº 3.068/2021, que institui e regulamenta o funcionamento do CMDPI no município.

Continua após a publicidade

De acordo com o documento, poderão participar do processo eleitoral entidades da sociedade civil que atuem na promoção, defesa ou atendimento dos direitos da pessoa idosa, desde que estejam legalmente constituídas e em funcionamento há, no mínimo, um ano no município de Picos.

O edital prevê vagas para diferentes segmentos da sociedade civil, incluindo representantes de instituições ligadas à defesa dos direitos da pessoa idosa, associações ou sindicatos, entidades religiosas que desenvolvam ações voltadas à população idosa e organizações que atuem em políticas permanentes de atendimento e promoção desse público. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Picos também possui representação garantida no conselho.

As inscrições das entidades interessadas devem ser realizadas presencialmente na sede da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), localizada na Rua Marcos Parente, nº 170, no Centro de Picos, no horário das 8h às 12h, mediante apresentação da documentação exigida no edital.

O processo eleitoral será conduzido por uma Comissão Eleitoral, responsável por coordenar todas as etapas do pleito, desde a análise das inscrições até a apuração dos votos e divulgação do resultado final.

A eleição das entidades representantes da sociedade civil ocorrerá durante um fórum presencial marcado para o dia 08 de abril de 2026, às 10h, em local que será divulgado posteriormente pela organização do processo.

Após a conclusão do processo eleitoral, a ata com o resultado será encaminhada ao prefeito municipal para a nomeação oficial dos conselheiros por meio de decreto. Na ocasião, também será realizada a posse dos representantes que irão compor o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

O CMDPI é um órgão de caráter deliberativo e de controle social das políticas públicas voltadas à população idosa, atuando na formulação, acompanhamento e fiscalização das ações voltadas à garantia de direitos e à promoção da qualidade de vida das pessoas idosas no município de Picos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ao todo, 18 unidades de saúde estarão de portas abertas
SAÚDE E PREVENÇÃO Há 3 dias

Prefeitura de Picos realiza Dia D da Vacinação neste sábado (22) em 18 Unidades de Saúde

Ação mobiliza a Secretaria Municipal de Saúde com atendimento das 08h00 às 17h00 para atualizar a caderneta de crianças, adolescentes e população em geral.

(Foto: Reprodução)
25 anos Há 4 dias

Diocese de Picos celebra 25 anos de Ordenação Episcopal de Dom Plínio José

A celebração reunirá o clero diocesano e outros sacerdotes , religiosas, leigos, caravanas provenientes das paróquias e áreas pastorais da Diocese, além de bispos convidados.

(Foto: Divulgação/ PM)
Picos Há 4 dias

Polícia Militar encontra criança após cair do terceiro andar de apartamento na cidade de Picos

De acordo com a Polícia Militar de Picos, ao chegar no local, os policiais constataram que a criança estava trancada no imóvel e, diante do risco, precisaram arrombar a porta para acessar o ambiente. 

O evento será realizado no Plenário Vereador Pedro Barbosa da Silva, na Câmara de Vereadores Picos, no horário das 08h30 às 12h00.
Planejamento Há 6 dias

Prefeitura de Picos realizará Audiência Pública sobre a Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2027

Encontro organizado pela Secretaria Municipal de Planejamento acontecerá na próxima quarta-feira (19), na Câmara de Vereadores, com o objetivo de discutir investimentos e integrar a população no planejamento do município.

(Foto: Reprodução)
Entre 2 Poderes Há 1 semana

Entre 2 Poderes: filme independente transforma violência, preconceito e escolhas em uma história de resistência

Entre 2 Poderes: filme independente transforma violência, preconceito e escolhas em uma história de resistência

Lenium - Criar site de notícias