18°C 36°C
Teresina, PI
Publicidade

Saiba quem são os vereadores que votaram a favor do 'lockdown de 12 dias' em Teresina

Documento propõe o fechamento do comércio e que apenas serviços considerados essenciais e delivery funcionem durante o período

Por: Redação Fala Piauí Fonte: Oitomeia
18/03/2021 às 17h53
Saiba quem são os vereadores que votaram a favor do 'lockdown de 12 dias' em Teresina
Foto: reprodução

A Câmara Municipal aprovou, na manhã da quarta (17), requerimento que solicita à Prefeitura de Teresina um “lockdown geral” em Teresina pelos próximos 12 dias. O documento propõe o fechamento do comércio e que apenas serviços considerados essenciais e delivery funcionem durante o período. O texto seguiu para apreciação do prefeito de Teresina, Dr Pessoa (MDB).

Continua após a publicidade

VOTAÇÃO? O OitoMeia apurou, após entrar em contato com os parlamentares e suas assessorias, que o requerimento foi aprovado com 13 votos favoráveis e 10 contrários.

Continua após a publicidade

Veja a seguir como votou cada vereador de Teresina:

Votaram a favor:

Continua após a publicidade

Bruno Vilarinho (PTB): sim

Capitão Roberval (DEM): sim

Deolindo Moura (PT): sim

Dr Leonardo Eulalio (PL): sim

Dudu (PT): sim

Elzuila Calisto (PT): sim

Enzo Samuel (PDT): sim

Evandro Hidd (PDT): sim

Joaquim Caldas (MDB): sim

Pollyana Rocha (PV): sim

Valdermir Virgino (PP): sim

Venâncio (PSDB): sim

Vinicio Ferreira (Avante): sim

Vereadores contra:

Alan Brandão (PDT): não

Aluisio Sampaio (PP): não

Edson Melo (PSDB): não

Fernanda Gomes (SDD): não

Gustavo Carvalho (PSDB): não

Levino de Jesus (REPUB): não

Luiz Lobão (MDB): não

Markim da Costa (DEM): não

Renato Berger (PSD): não

Teresina Medeiros (PSL): não

Vereadores que não votaram:

Jeová Alencar (MDB): não votou

Ismael Silva (PSD): não votou

Luís André (PSL): não votou

Paulo Lopes (PSDB): não votou

Neto do Angelim (PP): não votou

Thanandra Sarapatinhas (PATR): não votou

O vereador Jeová Alencar não votou, pois presidiu a votação do requerimento. O vereador Ismael Silva participou da sessão de forma virtual e afirmou que teve problemas com a conexão no momento do voto. Os vereadores Luís André, Paulo Lopes, Neto do Angelim e Thanandra Sarapatinhas não estavam presentes na votação. A assessoria de Luís André informou que o parlamentar compareceu a sessão, no entanto teve que sair no momento da votação para prestar atendimento no gabinete.

Veja como ficou o placar:

  1. Foto: Reprodução

    ENTENDA: Acima está uma imagem de como ficou a votação do requerimento, após os vereadores se manifestarem. Os nomes dos vereadores Fernanda Gomes, Gustavo Carvalho, Ismael Silva e Vinício Ferreira aparecem em branco, pois participaram da sessão de forma virtual.

    VEREADORES EXPLICAM POSICIONAMENTO

    A FAVOR

    O requerimento tem a autoria dos vereadores Joaquim Caldas (MDB) e Enzo Samuel (PDT). Segundo Caldas, a existência de filas para vagas em leitos e a superlotação em hospitais evidenciam a necessidade do lockdown.

    Segundo o parlamentar, além de frear a disseminação do vírus, restringir a circulação de pessoas poderá diminuir o número de acidentes automobilísticos e também dará agilidade para que ambulâncias possam se deslocar pela cidade.

    “Um exemplo é que uma senhora se acidentou de moto no Promorar e teve que ser hospitalizada no HUT e não tinha vaga e se tivesse ocuparia um lugar que poderia ser para alguém com Covid. Outro ponto é que uma ambulância para cruzar Teresina no meio dia, ela fica em um engarrafamento”, argumentou. 

    Vereador Joaquim do Arroz (MDB) (Foto: DIvulgação)

    CONTRA

    O vereador Aluísio Sampaio (Progressistas) foi contra a proposição e defendeu que os empresários e pequenos comerciantes precisam trabalhar para manter o sustento próprio:

    “O fechamento das atividades econômicas por mais de 10 dias causaria um prejuízo muito grande para a manutenção dos empregos na cidade. Em Teresina muitos pequenos comerciantes precisam desses serviços para sobreviver, nós defendemos sim o fechamento nos finais de semana, como também o toque de recolher, mas a interrupção do comércio geraria grandes impactos econômicos”, declarou o parlamentar. 

    Alan Brandão (PDT) também votou contra. À reportagem relembrou que os Governos já não contam com caixa para conceder auxílios as classes afetadas pela medida restritiva. “Eu votei contra pois, acreditamos que esse lockdown total nesse momento vai prejudicar a classe comercial, principalmente, aqueles que trabalham diariamente para poder se sustentar e nós não temos dinheiro nem na política federal e estadual para conceder auxílio para essas pessoas”, explicou.

    Vereadores Alan Brandão e Aluísio (Foto: Montagem/ OitoMeia)

    *Matéria atualizada com informação de que a vereadora Thanandra não compareceu na Câmara na quarta (17)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias