Foto: Secom
A equipe multiprofissional da Sala de Estimulação Precoce de Floriano realizou na manhã desta segunda-feira (05), uma roda de conversa sobre importância da Estimulação Precoce do Tratamento do Transtorno do Espectro do Autismo. A atividade aconteceu em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo comemorado em 2 de abril.
A fonoaudióloga Lara Siqueira apresentou um dado que chamou a atenção. Em um ano, o município de Floriano teve 64 diagnósticos (SUS) para autismo em crianças e adolescentes que foram consultados através do serviço de neuropediatria no Centro de Assistência Psicossocial. Os dados foram compilados até o dia 29 de março 2021.
Na roda de conversa, cinco mães e seus filhos foram convidados para o momento. O número foi reduzido devido à pandemia. Mas a sala de estimulação precoce de Floriano atende mais de 30 crianças, 80% delas com diagnóstico autista. Por isso, é extremamente importante o trabalho multiprofissional que envolve: fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogo, nutricionista, assistente social, neuropediatra, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.
“O objetivo é estimular a criança com técnicas e métodos de modificação de comportamento”, explica a psicóloga Maria Helena que se emociona ao acompanhar o desenvolvimento dos pequenos pacientes.
O Secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues, destacou que a sala de estimulação precoce é uma referência para a implementação desse modelo na Policlínica. O gestor garantiu que vai analisar novas formas de financiamento do projeto. “Esse local nos orgulha, pois o que vemos aqui não é apenas um trabalho importante com crianças, mas dedicação e muito amor. A equipe esta de parabéns”, disse.
Hoje, a Lei 12.764/2012, considera autismo uma deficiência, para efeitos legais e autoriza estabelecimentos públicos e privados a utilizarem a simbologia da fita quebra-cabeça para identificar a prioridade no atendimento, além de sugerir que diferentes setores públicos trabalhem juntos para desenvolver políticas públicas para o autismo.
Veja também
Mulher morta a tiros no Mocambinho é identificada e era conhecida como 'viúva negra'
2Motoqueiro atropela carrinho de bebê e mata criança de três meses em Teresina
3Menina é assassinada com tiro na cabeça no Mocambinho em Teresina
4Homem sofre duas tentativas de homicídio em menos de 10 minutos em Teresina
5Técnico em refrigeração morre após cair do 8º andar de prédio em Teresina
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada.