21°C 32°C
Teresina, PI
Publicidade

'Nada absurdo': STJ mantém presos em contêineres em Santa Catarina

Segunda turma confirmou decisão de ministro que alegou não ver problema na estrutura, afinal todo o sistema prisional é ruim 

Por: Redação Fala Piauí Fonte: R7
06/10/2021 às 08h15

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) não viu problema no uso de contêineres como celas em presídio de Santa Catarina. A segunda turma da Corte rejeitou na terça-feira (5) recurso do Ministério Público do estado contra a liberação da estrutura.

Continua após a publicidade

Com o argumento de que todo o sistema prisional é ruim, o ministro Herman Benjamin havia autorizado em maio deste ano a manutenção de condenados nesses locais na Penitenciária de Florianópolis, capital do estado.

Continua após a publicidade

Em sua argumentação, Benjamin dizia, por exemplo, que "a estrutura física pode não corresponder ao que se projeta como ideal, mas diante do que se tem no Brasil, não é nada absurdo".

Em outro trecho da decisão de maio, o ministro declarava que "o estado de todo o sistema carcerário do país é inconcebível e quase sempre importa em violação à dignidade do preso". 

Continua após a publicidade

Ele citava ainda que os contêineres contavam com camas individuais, aparelhos de TV e ventiladores. E a exposição à fiação elétrica não era um problema estrutural, podia "ser debitada à atuação dos apenados".

"Não é possível afirmar que a utilização de contêineres para a construção de celas, no presente caso, representa tratamento cruel e degradante", afirmou. 

Herman Benjamin comentou  inclusive que os presos teriam dito ao Tribunal de Justiça catarinense que gostariam de ser mantidos no local em vez de ser transferidos a outras cidades. 

O R7 procurou o MP-SC para saber se o órgão pretende ainda recorrer da decisão, mas até a publicação desta reportagem, não obteve resposta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias