21°C 32°C
Teresina, PI
Publicidade

Estúdio News debate recuperação da economia diante da pandemia

Expectativa é que os brasileiros vão sentir os efeitos da retomada somente depois de 2022, ano que ainda será difícil

Por: Redação Fala Piauí Fonte: R7
18/11/2021 às 10h30

O segundo semestre de 2021 vem tendo uma recuperação na economia, principalmente para os setores da indústria e comércio. A expectativa é que os brasileiros irão sentir os efeitos da retomada somente após 2022, ano que ainda será difícil.

Continua após a publicidade

De acordo com José Ronaldo de Castro Souza Júnior, diretor da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas - Dimac do Ipea, houve um crescimento expressivo da produção agrícola, das exportações, e a indústria, que tinha caído muito fortemente no início da crise, recuperou-se muito rapidamente, pois a demanda passou a se concentrar em bens, não em serviços.

Continua após a publicidade

“Parte do que as pessoas consumiam em serviços foi poupada e parte foi construída por bens, produtos industriais. Por isso, a recuperação da demanda foi muito rápida e tivemos problemas de fornecimento e ainda temos, até hoje, problema de fornecimento na cadeia produtiva industrial e de frete muito caro, falta de insumos em vários setores, especialmente eletrônico”, aponta José Ronaldo.

O aumento dos alimentos tem pesado no bolso. A alta de preços se dá por dois aspectos, conforme explica o economista José Marcio Rebolho Rego. “Uma parte importante da produção de alimentos é para exportação e os preços internacionais se alteraram para cima. Isso afeta. E também o custo da distribuição desses produtos. Tivemos uma subida significativa dos combustíveis e isso encareceu muito”, diz.

Continua após a publicidade

José Marcio acredita que um dos fatores que mais tem influenciado a elevação de preços é a questão cambial - “O elemento câmbio, a incerteza dos agentes, as expectativas de uma forma desfavorável para um ano eleitoral, etc., isso tem afetado o câmbio, um elemento importante afetando os preços”.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h15. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 55 Vivo TV, 78 Net, 32 Oi TV, 14 Claro, 19 Sky e 134 GVT, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias