Sexta, 28 de Janeiro de 2022
30°

Muitas nuvens

Teresina - PI

Municípios SEPLAN

Prefeitura de Cabeceiras e SEPLAN realizam curso para a criação da Cooperativa de Criadores do município

Por Apolo Araujo

15/01/2022 às 11h09
Por: Apolo Araújo Fonte: Apolo Araujo
Compartilhe:
Curso de capacitação para criação da Cooperativa de Criadores do município
Curso de capacitação para criação da Cooperativa de Criadores do município

A Prefeitura de Cabeceiras em parceria com a SEPLAN (Secretaria de Estado do Planejamento), realizou nesta sexta, (14) no auditório da Secretaria de Educação, o curso de capacitação para agricultores e criadores do município.

Cooperativismo foi o tema do curso, que teve como objetivo orientar os agricultores e criadores sobre como montar uma cooperativa e a importância disso para a comercialização formal da produção e para o fortalecimento da agricultura familiar.

O Agente de Desenvolvimento Sustentável do Território dos Carnaubais da SEPLAN, Gecivaldo Gama, explanou toda a metodologia, destacando principalmente os benefícios com a criação da cooperativa. Segundo o Sr. Gecivaldo com a cooperativa os produtores e criadores poderão comercializar melhor os produtos, ganham mais credibilidade quanto ao fornecimento e ganham poder de barganha.

A ideia da capacitação é despertar o interesse nos agricultores e criadores a se organizarem em forma de cooperativa, mostrar como funciona, o papel de cada um dentro do processo. Inicialmente a cooperativa tem que ser constituída por no mínimo 21 membros. Para criar a cooperativa, é preciso que se identifique o objetivo em comum entre todos que queiram participar. A vontade é muito importante nesse processo construtivo. Inclusive os criadores avaliaram como muito importante a realização do curso e a criação da Gerência da Cooperativa de Criadores no município, segundo eles, se não houver incentivo, os produtores e criadores param no tempo e não crescem.

“Acho esse curso fundamental. Como não tenho experiência nenhuma em cooperativa, para mim está sendo importante. Se não tiver ninguém para orientar, a gente fica parado. Eu vejo a cooperativa como uma necessidade e a nossa esperança é que isso vá a frente, para que a gente possa representar melhor o nosso município, melhorar a nossa situação financeira e de vida, já tendo um destino certo do que a gente produz”, declarou um dos criadores ovinos e caprinos presente no evento.

O curso de capacitação é mais uma iniciativa da Prefeitura de Cabeceiras em parceria com a SEPLAN – (Secretaria de Estado do Planejamento) em busca do fortalecimento da agricultura familiar. Essa organização dos agricultores e criadores visa facilitar a comercialização de tudo que é produzido na zona rural. A ideia é montar uma cooperativa para que ela facilite a comercialização dos produtos através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PENAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).


 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cabeceiras do Piauí - PI
Cabeceiras do Piauí - PI
Sobre o município Notícias do município de Cabeceiras do Piauí
Teresina - PI Atualizado às 16h38 - Fonte: ClimaTempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 30°

Sáb 32°C 22°C
Dom 34°C 22°C
Seg 34°C 23°C
Ter 35°C 23°C
Qua 35°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias