A Câmara Municipal de Amarante apresentou no último dia 23 de janeiro, no Museu Amadeo de Souza-Cardoso, a nova marca do município que pretende ser diferenciadora, elevando a imaginação, a criatividade e a cultura dos amarantinos.
“Primeiro estranha-se e depois entranha-se”, foi o mote para uma marca nova, rígida e diferenciadora, tal como foi referido durante a apresentação, pelos responsáveis da Ivity Brand Corp, responsáveis pela criação da nova marca. Esta foi estritamente pensada, para ter utilidade, e que se adaptasse às exigências de uma cidade de natureza criativa, durante cerca de 20 a 30 anos.
A nova marca do Município de Amarante foi concebida através de três ícones da cultura amarantina: São Gonçalo, Amadeo de Souza-Cardoso e Teixeira de Pascoaes.
https://www.facebook.com/municipiodeamarante/videos/2686470801439838/?t=5
A apresentação contou ainda com uma mesa redonda, com o tema “Importância das marcas para o território” em que participou a amarantina Maria João Vieira Pinto, diretora de redação das revistas Marketeer e Executive Digest, o designer Carlos Gallo e os responsáveis pela Ivity Brand Corp, o fundador Paulo Rocha e a responsável criativa, Diana Carvalhinho. Bruno Carvalho, chefe de Gabinete da Câmara Municipal de Amarante, foi o moderador do debate.
A sessão iniciou com palavras de Bruno Carvalho, que valorizou o trabalho que o designer Carlos Gallo, tem desempenhado, até aos dias de hoje, em prol da marca do município, sendo um dos primeiros a sair do tradicional brasão.
Relativamente à nova marca do território, o designer Carlos Gallo enalteceu a diferença da nova imagem, referindo que “se fosse realizado algo semelhante ao que se tem feito, ninguém estranhava. A diferença, é que esta imagem apresenta o que já foi feito pelos amarantinos, o que faz desta uma marca para o futuro”.
Um dos fundadores da Ivity Brand Cop, Paulo Rocha, aproveitou as palavras de Carlos Gallo para reforçar a sua visão, afirmando que “porventura o que fez a diferença desta marca, foi ser feita por pessoas que não são de Amarante”, explicando que “tem uma visão diferente do que os amarantinos estão habituados a ver”.
A responsável da Ivity Brand Cop, Diana Carvalhinho, colmatou dando destaque à Ponte de S. Gonçalo. “A ponte é um ícone de Amarante. Quando perguntávamos a alguém o que conhece em Amarante todos referiam a ponte”, evidenciou.
A nova imagem estruturada na palavra Amarante que acentua como ícone de identidade o A, assente sobre o arco da ponte, resulta de um trabalho iniciado há dois anos, por especialistas, que conheceram a identidade deste território .
Mín. 21° Máx. 40°