21°C 32°C
Teresina, PI
Publicidade

Secretaria do Meio Ambiente indefere licenciamento de empreendimento no corredor ecológico Serra da Capivara e Serra das Confusões

Área afetada pelo empreendimento corresponde a 6.000 ha e apresenta potencial de impacto para a conservação da Caatinga e para a atividade de apicultura na região.

Por: Redação Fala Piauí Fonte: Secom Piauí
11/03/2023 às 09h05

 

Continua após a publicidade

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) indeferiu solicitação de licenciamento para um empreendimento de plantação de soja e milho em área do corredor ecológico Capivara Confusões, criado pela portaria do Ministério do Meio Ambiente n° 76/2015. A atividade é de uma propriedade localizada na BR-324/PI-140, zona rural do município de Brejo do Piauí. O indeferimento se deu por meio de despacho assinado pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, após ser constatada a área diretamente afetada (ADA) pelo empreendimento, que corresponde a 6.000 ha.

Continua após a publicidade

A ADA encontra-se na área que interliga as duas unidades de conservação de proteção integral: o Parque Nacional Serra da Capivara e o Parque Nacional Serra das Confusões. As duas unidades são reconhecidas em todo o mundo por sua relevância ambiental para a humanidade, por seu inestimável patrimônio arqueológico e espeleológico e pelas espécies da fauna e da flora que abrigam. “Por meio desse indeferimento, a Semarh reforça a política de sustentabilidade ambiental no Piauí e chama atenção para a necessidade de se garantir a proteção dos dois parques que integram a região”, destacou o secretário Daniel Oliveira.

O indeferimento considerou a ausência de alternativas tecnológicas para o licenciamento da atividade na análise do Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Dentre os fatores de impedimento para a liberação do empreendimento pela Semarh, está a forma escolhida para irrigação da soja, que pode impactar diretamente a disponibilidade hídrica em uma região extremamente seca, e a utilização de pesticidas e agrotóxicos na área onde se tem espécies relevantes da fauna brasileira, como a onça pintada, e que é próxima a unidades de conservação do bioma Caatinga. A análise da secretaria confirmou ainda o enorme impacto sobre a atividade de apicultura, de grande relevância econômica para a região do empreendimento.

Continua após a publicidade

“O diretriz da Semarh é que só haja empreendimento na área do corredor ecológico com sustentabilidade ambiental garantida e sem prejuízos à cadeia produtiva do mel na região sul do estado”, afirmou Daniel Oliveira.

O empreendimento conseguiu a autorização para o licenciamento ambiental (ALA), expedida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), contudo, a Semarh destaca que esse fato não garante expedição de licenças ambientais, uma vez que esta é uma competência da pasta, com base na lei complementar nº 140/2011.

Além dos impactos sobre o corredor ecológico, que são de suma importância, a secretaria realizou avaliação mais profunda dos impactos ambientais decorrentes da atividade, frente a diversos outros aspectos que transcendem a área de interesse ambiental.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
(Foto: Reprodução)
Meio ambiente Há 5 meses

Semarh participa de audiência para discutir o Projeto Zero Lixões com prefeitos da macrorregião de Picos

No encontro, foram discutidas estratégias viáveis e sustentáveis para a eliminação dos lixões a céu aberto ainda existentes em diversos municípios da região.

(Foto: Reprodução)
Meio Ambiente Há 6 meses

SEMAM de Picos realizará ao longo do mês de junho diversas ações alusivas a Semana do Meio Ambiente

Programação contará com Blitz Ecológica, Seminário sobre mudanças climáticas, Mostra Eco Científica, Concurso de Fotografia, Mutirão de Arborização e Limpeza, Feirinha Livre, Passeio ciclístico e Treino Verde.

Desde 2023 o DNIT já havia solicitado da Prefeitura a substituição do Nim Indiano por árvores de espécies nativas.
BR 316 Há 9 meses

Secretaria de Meio Ambiente de Picos explica a substituição do Nim Indiano por espécies nativas na Avenida Senador Helvídio Nunes

Galhos tocando a rede elétrica, danos nos canteiros e nas tubulações provocados pelas raízes, falta de visualização das placas de trânsito e da própria pista, além da nocividade para as abelhas, estão entre os problemas verificados pela pasta.

Foto: Reprodução
Piauí Há 11 meses

Instituto prevê chuvas intensas para municípios no Piauí; confira lista

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o alerta de chuvas intensas para 18 municípios do Sul do Piauí. O alerta amarelo prevê chuvas entre 20 e 30mm/h ou até 50mm/dia.

Foto: Reprodução
Mundo Há 1 ano

Maior sucuri do mundo é descoberta na Amazônia; Veja o vídeo

Foi descoberta, na floresta amazônica, a maior cobra do mundo com 7,92 metros de comprimento e quase 200 quilogramas (mais precisamente, 199,5 kg).

Lenium - Criar site de notícias