Na manhã da última quinta-feira (18), o prefeito de Curralinhos, Everardo Araújo participou da reunião, que tratou do regime de colaboração entre Estado e municípios em diversas áreas, como Saúde, Educação, Segurança e Saneamento Básico.
O evento foi realizado na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e contou com a presença de vários prefeitos do estado do Piauí e o governador, Rafael Fonteles.
Em entrevista, Everardo Araújo destacou que na parceria entre estado e municípios o maior beneficiado será o povo do Piauí.
“Um saldo muito positivo, acredito que todos os prefeitos que estavam presentes na reunião saíram satisfeitos, porque essa parceria que o governador está fazendo junto aos municípios na saúde, educação, saneamento e segurança para que a população do Piauí seja a maior beneficiada”, disse o gestor.
Em sua avaliação, com a parceria os municípios tendem a atender as maiores demandas de forma integrada com o estado.
“Todos os municípios que aderirem essa parceria, eu acredito que vai suprir as maiores necessidades e demandas que temos nos nossos municípios. Eu como prefeito de Curralinhos estou feliz e acredito que será uma parceria muito proveitosa”, disse Everardo.
Em seu discurso, Rafael destacou que a ideia da reunião é fazer pactuação com os municípios em diversas áreas.
“A ideia com essa reunião é fazer pactuações em diversas áreas com os municípios, sobretudo na saúde, transporte escolar, esgotamento sanitário e na universalização das águas potáveis, além de tornar o nosso Estado cada vez mais digital para que todos tenham mais facilidade para acessar os serviços oferecidos pelo Governo do Piauí. Outro ponto que vamos reforçar é em relação à segurança pública, com o aumento de efetivo policial em todas as cidades”, ressaltou Rafael Fonteles. Ele ainda destacou que essas parcerias são necessárias para que as políticas públicas sejam efetivamente implantadas nos municípios para melhorar a vida dos piauienses.
Pontos abordados na reunião
Dentre as ações apresentadas pelo governador está a ampliação do efetivo da segurança nos municípios.
Outro ponto da reunião foi a transformação para um Estado cada vez mais digital, com mais serviços sendo realizados de forma on-line.
Ainda dentro da proposta de ter um Piauí mais digital, o governador falou sobre o projeto de telessaúde, que deve ser levado para todo o estado e servir de referência para o Brasil.