O Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente de Teresina (CMDCAT) divulgou na tarde desta segunda-feira, (10), a lista dos candidatos com inscrições deferidas e indeferidas para eleição de conselheiros tutelares. Nesta etapa, a Comissão Eleitoral analisou a documentação exigida no ato da inscrição.
Do total de 159 candidatos inscritos, 146 tiveram a inscrição deferida e 13 indeferida. A próxima etapa corresponde à apresentação do seminário, que está prevista para acontecer entre os dias 1 e 2 de agosto deste ano.
De acordo com André Santos, presidente do CMDCAT, os candidatos com inscrições deferidas devem ficar atentos ao cronograma das próximas etapas.
“O cronograma do processo seletivo passou por algumas alterações, exatamente, por promover mais oportunidades a quem tem o perfil e o interesse de participar das eleições para conselheiros tutelares. Ao total, serão 35 vagas e os eleitos irão atuar no quadriênio 2024/2027”, explica.
André Santos ressalta que as etapas que antecedem a eleição servem de filtro para seguir aqueles candidatos que têm interesse em atuar na defesa e proteção dos direitos da criança e do adolescente.
“Os candidatos ainda serão submetidos a um seminário, a prova objetiva e redação. Tudo isso ajuda a filtrar exatamente aqueles candidatos que têm o perfil e o mínimo de conhecimento sobre os direitos e proteção da criança e do adolescente. Ser conselheiro tutelar não é uma missão fácil e exige muito do profissional, principalmente, o conhecimento de como acontece essa proteção. O que também não nos tira a responsabilidade de estar constantemente capacitando a equipe”, pontuou.
O resultado dos candidatos com inscrições deferidas e indeferidas foi publicado no site da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), na aba Editais, no endereço: https://pmt.pi.gov.br/documentos/editais/ ; e também no site da Semcaspi, na aba Concurso, no seguinte endereço: https://semcaspi.pmt.pi.gov.br/bem-vindo-a-semcaspi/concurso/
CRONOGRAMA
- 1 e 2 de agosto de 2023 – Realização do Seminário;
- 6 de agosto de 2023 – Avaliação com prova objetiva e redação;
- 7 de agosto de 2023 – Publicação do gabarito das questões objetivas e resultado da redação;
- 8 a 11 de agosto de 2023 – Apresentação de defesa e impugnação relativo ao resultado da prova escrita;
- 14 e 15 de agosto de 2023 – Análise das defesas de impugnação;
- 16 de agosto de 2023 – Divulgação da relação dos candidatos aprovados na avaliação de conhecimentos proclamados a candidato oficial à eleição de conselheiros tutelares;
- 16 de agosto de 2023 – Nomeação das mesas receptoras;
- 17 de agosto de 2023 – Reunião para firmar compromisso;
- 18 de agosto a 30 de setembro de 2023 – Campanha dos candidatos;
- 1 de outubro de 2023 – Votação.