Foi aprovado na Assembleia Legislativa, o certificado de “Empresa Amiga da Inclusão”, de autoria do deputado Dr. Vinicius. O Projeto de Lei institui o certificado para empresas que possuam 70% dos funcionários capacitados para atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, entre outros.
O curso vai ser realizado pela Secretaria de Estado da Educação e a manutenção do certificado fica condicionada à comprovação a cada dois anos da capacitação dos funcionários. O curso contempla formas de comunicações alternativas, condução de situações de crise, além do tratamento adequado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista, TDAH e seus acompanhantes.
Para o autor do Projeto de Lei, Dr. Vinicius, o objetivo é reduzir o capacitismo e aumentar o acolhimento. “Eu sou um amigo da causa da inclusão há muitos anos e entendo que todos nós devemos nos comprometer com a redução do capacitismo. Agora, as empresas vão poder capacitar seus funcionários de forma gratuita para atender de forma acolhedora todos os clientes e acompanhantes”, explica o deputado.