Na manhã desta quinta-feira (09), o deputado estadual Dr. Vinicius (PT) realizou a entrega de títulos de cidadania piauiense para Antônia Sousa de Aguiar, Maria Assunção Sousa de Aguiar, Maria Francisca Sousa de Aguiar e Brenda Natacha de Alencar Félix, mulheres reconhecidas pela luta no movimento negro, quilombola e LGBTQIA+ no Piauí.
Dr. Vinicius, autor do requerimento, ressaltou a importância das homenageadas na transformação da nossa sociedade.
“Mulheres que saíram dos seus estados, vieram para o estado do Piauí e construíram uma sociedade melhor e maior. A inclusão é você transformar naturalmente a presença das pessoas para que elas se sintam bem, se sintam parte. Esse dia de entrega não é apenas para entregar um título, mas reconhecer o trabalho dessas quatro mulheres, mas muito além disso, estamos colocando as mulheres em pauta na construção político-social do nosso estado”, explica Dr. Vinicius.
A cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades e representantes da luta antirracista no Piauí. A secretária de Estado da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos a Humanos do Estado Piauí (SASC), Regina Sousa, ressaltou os anos de trabalho em prol do estado. “Essas mulheres não eram cidadãs piauienses, mas já cuidavam das coisas do Piauí. E agora, não é que vocês são do Piauí, mas o Piauí que é de vocês. O Piauí é negro, o Brasil é negro e precisamos nos dar as mãos”, diz a secretária.
“Minha história no Piauí sempre foi ligada à muito amor, luta e religiosidade. Quando vim ao Piauí pela primeira vez em 2016, eu lembro que me senti muito acolhida e muito amada”, revelou Brenda Félix que é natural de Manaus e coordenadora do Centro de Referência LGBTQIA+ Raimundo Pereira.
Antônia Aguiar, coordenadora do Memorial Esperança Garcia, chegou em Teresina em 1985, vinda de Coelho Neto, no Maranhã. Portanto, agradeceu ao deputado Dr. Vinicius pelo título, já que se sente piauiense há muito tempo.
Maria Francisca é integrante do grupo Coisa de Nêgo e chegou de Coelho Neto em 1997. Ela afirma que recebe o título em nome de todas as mulheres negras. “Carrego todos os dias a minha humildade, dignidade e honestidade. A mulher negra pode chegar onde ela quiser”, diz.
Assunção Aguiar, Secretária de Movimentos Populares do Partido dos Trabalhadores e Superintendente de Igualdade Racial e Povos Originários na SASC, chegou em Teresina em 1990. “Essa manhã é histórica para nós. Um momento muito especial, de muita alegria e honra. Dr. Vinicius é um parceiro da nossa luta. Agradeço muito por este momento”, conclui.