Na última terça-feira (28), a equipe 2 do PSF de Curralinhos, esteve na localidade Lagoa Nova nas áreas dos ACS's José Augusto e Soraya, onde foi realizada uma roda de conversa sobre o Novembro Azul que tem como objetivo a conscientização e prevenção do câncer de próstata, a ação foi conduzida pela enfermeira Lia Raquel e pelo Dr. Luis Felipe.
O diagnóstico do câncer de próstata é confirmado com uma biópsia, porém, é preciso antes realizar o toque retal, que permite avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. O PSA (exame de sangue), é um exame complementar, auxiliando na investigação da doença. Alguns sintomas podem servir de alerta, como dificuldade para iniciar a micção, maior frequência urinária, pouco fluxo urinário, sensação de esvaziamento incompleto, além de sangue na urina.
Estar em dia com os exames é essencial, mas investir em práticas saudáveis, como alimentação balanceada, praticar atividades físicas, não exagerar no consumo de bebida alcoólica e não fumar, são medidas preventivas que ajudam a diminuir o risco do câncer, que quando diagnosticado precocemente as chances de cura são de 90% segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA, 2020).
Mín. 21° Máx. 40°