Um juiz eleitoral suspendeu a divulgação de uma pesquisa eleitoral conduzida pela empresa Intenção Instituto de Pesquisa LTDA, que havia sido solicitada pelo candidato a prefeito de Palmeirais, Baltazar Campos (Solidariedade). A pesquisa, realizada entre os dias 16 e 19 de julho de 2024, ouviu mil eleitores na cidade.
A decisão, emitida no dia 24 de agosto pelo juiz Ivanildo Ferreira dos Santos, prevê uma multa de R$ 1 mil caso a ordem seja descumprida. A suspensão foi motivada por uma representação feita pelo partido Progressistas, que alegou que a pesquisa não atendeu a todos os requisitos exigidos pela legislação eleitoral e pela resolução nº 23.600/19 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Um dos problemas identificados foi que, além de coletar opiniões sobre candidatos a prefeito e vereador, a pesquisa incluiu perguntas sobre a aprovação do governador do Piauí e do presidente da República. Essa abordagem foi considerada irregular, pois poderia influenciar as respostas dos eleitores sobre os candidatos locais.
A pesquisa estava registrada no TSE sob o número PI-06452/2024, tinha uma margem de erro de 2,99% e um nível de confiança de 95%.