
Um incêndio foi registrado nesta quinta-feira (20) em um dos pavilhões onde ocorre a Conferência do Clima, a COP30, em Belém (PA). As pessoas que estavam no local foram retiradas por determinação da equipe de segurança.
Até por volta das 14h20, ainda não havia informações sobre a origem do fogo. As chamas atingiram áreas da zona azul, no Pavilhão dos Países, onde a energia elétrica precisou ser desligada. A zona azul — ou Blue Zone — é o espaço destinado a negociadores e ministros.
A suspeita é que um curto-circuito tenha atingido um dos pavilhões, próximo ao pavilhão da China. O ministro do Turismo Celso Sabino estava no local e disse que a evacuação adotada foi um "procedimento padrão em qualquer grande evento". "Em poucos minutos deve ser confirmado o motivo do princípio de incêndio", afirmou.
O governador Helder Barbalho afirmou que as equipes trabalham com duas hipóteses para o incidente ocorrido nesta quinta-feira (20) na COP30: falha em um gerador ou um curto-circuito em um stand.
Segundo Barbalho, não houve feridos. A ONU permanece aguardando a liberação do Corpo de Bombeiros para retomar as atividades no local.